top of page

Leituras do primeiro semestre de 2020

Em 1º de janeiro de 2020, quando eu fiz a minha meta de leitura deste ano, não imaginava que uma pandemia iria nos colocar em quarentena. Assim sendo, o meu objetivo era ler pelo menos 12 livros, 1 por mês, até o final de 2020.


Chegou o segundo semestre e me dei conta que bati a meta do ano todo em 6 meses e com folga. O que fazer? Vou aplicar o que a ex-presidente Dilma nos ensinou sobre metas:


“Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta”

E é isso, meta batida, que venha o segundo semestre com o objetivo de dobrar a meta que não tinha e agora tem porque já atingi e agora vou dobrar. Entenderam? Nem eu!


O 1º semestre de 2020 teve livro relido, livro que eu ganhei de presente do autor, da editora, teve livro emprestado do filho, livro cujo o autor eu nunca tinha ouvido falar na vida e me surpreendeu, teve livro terminado na força do ódio, enfim, ao todo foram 16 livros e um saldo muito positivo.


Janeiro:


Recém-divorciada, Lucy é uma mãe solteira na casa dos quarenta anos, solitária, entediada e louca por novas aventuras. O impensável acontece quando sua grande amiga e confidente, Nancy, casada há muitos anos, implora para que ela durma com seu marido no intuito de salvar o seu casamento. Lucy acaba por aceitar o plano que, de início, parece estranho e constrangedor. O que não se esperava é que a ideia fosse dar certo e, aparentemente, todos saíssem ganhando.

Assim, as duas decidem criar um ousado sistema escuso de troca de parceiros, no qual as amigas de Lucy divorciadas e a fim de fazer sexo casual são subcontratadas pela dupla para saírem com homens cujas esposas já não querem mais transar com a mesma frequência de antigamente. O esquema torna-se um verdadeiro sucesso até o momento em que vira uma enorme roubada, e a lealdade é posta à prova, mágoas são provocadas e limites, ultrapassados.


Paula Pimenta, Meg Cabot, Lauren Kate e Patricia Barboza


As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot (Diário da princesa e A mediadora) e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (Fazendo meu filme) e Patricia Barboza (As mais) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos.

Meg Cabot recria a história de A bela e a fera em "A modelo e o monstro". A bordo de um transatlântico de Miami para Santos, em São Paulo, Belle, uma modelo famosa, irá questionar os próprios valores depois de conhecer um rapaz misterioso e gentil, que se esconde nas sombras.

Em "Princesa pop", Paula Pimenta reinventa Cinderela. Cintia vê seu cotidiano virar de cabeça para baixo depois da separação dos pais: vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor. Até que um encontro inesperado e revelador a faz rever as próprias escolhas.

A bela adormecida é recontada por Lauren Kate em "O eclipse do unicórnio". Duas realidades e três personagens têm seus destinos entrelaçados: um jovem que levou um fora da namorada e se vê obrigado a participar de uma excursão da escola para Paris, uma princesa que há séculos foi vítima de uma maldição e o unicórnio responsável por sua desgraça.

Patricia Barboza reconta a história de Rapunzel em "Do alto da torre". Camila tem cabelos muitos compridos por causa de uma promessa feita pela madrinha quando estava doente, mas que acaba quando ela fizer 16 anos. Finalmente ela poderá cortar o cabelo e ser normal como as outras meninas. Só que um acidente com o melhor amigo vai mostrar que primeiro ela precisa aceitar quem realmente é.


Fevereiro


Marian Keyes


Rachel Walsh, personagem principal de Férias!, após perder o emprego em Nova York, ser deixada pelo namorado e quase morrer de overdose, é obrigada pelo pai a se internar em uma clínica para dependentes químicos na Irlanda. Pensando que iria para um spa curtir férias, Rachel se revolta quando descobre que está internada em um centro de reabilitação, e se recusa a admitir que tem sérios problemas, afinal, "não era magra o bastante para ser uma toxicômana". Ela precisará atravessar uma intensa jornada até reconhecer seus erros e reconquistar as pessoas que mais ama.







Março


Como Lidar com Crises, Jornalistas e Outros Predadores

Ricardo Feltrin



Jornais, sites, revistas, rádios, TVs. Todos os veículos jornalísticos estão sujeitos a cometer erros. Alguns potencialmente explosivos para imagens e reputações. O jornalista Ricardo Feltrin ensina a lidar com esse tipo de problema, mostra como contornar crises e como se relacionar com a imprensa de forma profissional e eficiente.













Pedro Bandeira


Uma turma de adolescentes enfrenta o mais diabólico dos crimes! Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes ? os Karas ? enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga! E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo. Esse é um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!










Abril


Pedro Bandeira


O crime organizado ronda o Pantanal! Miguel, Crânio, Calu, Magrí e Chumbinho envolvem-se com o crime organizado que está agindo no Pantanal de Mato Grosso, liderado pelo misterioso e implacável Ente. Em um enredo fascinante, repleto de suspense do começo ao fim, discute-se a dramática destruição dos jacarés, dos índios e da natureza em um dos últimos lugares do mundo que ainda poderia ser chamado de Paraíso Terrestre. Crânio, o Geninho dos Karas, é quem terá de arrastar os amigos em sua mais perigosa missão! Esse é mais um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!







Pedro Bandeira


Os Karas lutam contra o renascimento do nazismo. Os Karas, os cinco adolescentes de A Droga da Obediência, envolvem-se na investigação do assassinato de um grande ator de teatro. Mal sabiam eles que teriam de enfrentar o Anjo da Morte, um ex-oficial nazista culpado do massacre de milhares de pessoas em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Mais uma história de grande suspense de Pedro Bandeira, que surpreenderá qualquer leitor. Esse é mais um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!








Pedro Bandeira

Um cientista americano, que havia criado a cura para a praga do século, o mal que transformam o amor em morte, é sequestrado no Brasil. Magrí e Chumbinho tentam reunir a turma secreta dos Karas para investigar esse crime tão tremendo para a humanidade. Mas Miguel, Calu e Crânio, por não querer disputar entre si o amor por Magrí, decidem terminar com os Karas. Para agravar a situação, o Doutor Q.I., o rei dos criminosos, foge da Penitenciária de Segurança Máxima. Magrí, a única menina da turma, é quem afronta todos os riscos para desvendar esta trama eletrizante! Esse é mais um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!





Pedro Bandeira


O autor Pedro Bandeira, por meio desta obra, adentra o universo adolescente de modo surpreendente. Conta a história de Isabel, uma inteligente garota de catorze anos, que se apaixona por seu primo, Cristiano, e que, por sua vez, apaixona-se pela amiga da prima, Rosana. Isabel, insegura, escreve cartas para Cristiano, como se fossem da amiga. A obra é uma adaptação brasileira do clássico Cyrano de Bergerac, do escritor francês Edmond Rostand. A trama, além de abordar dificuldades e anseios relativos à adolescência, ainda conta com um suspense que intrigará e convidará os leitores a desvendar um misterioso crime.







Carolina Munhoz

Aos 18 anos, a jovem Melanie Aine recebeu um duro golpe, o falecimento de seu pai. Como se isso não bastasse, a menina descobriu que não era um ser humano. O destino, porém, lhe reservava ainda mais surpresas. Melanie Aine descobriu ser parte fundamental de um mundo fantástico, cercado de magia, e para poder fazer parte dele, ela deverá se equilibrar em uma tênue linha entre amor e ódio, vida e morte.

Este premiado livro traz uma história repleta de lutas emocionais, criaturas mágicas e eventos sobrenaturais. Os desafios vividos por sua protagonista revelam uma história de descobertas e superação que conseguirá prender você até o fim.




Use A Cabeça E O Coração!

Viktor D. Salis


A turma do Ricardo, do Duda e do Beto vai experimentar algo novo na aula de história: uma palestra sobre a mitologia grega com um professor convidado. Centrado nos Doze Trabalhos de Hércules, o professor fará a garotada refletir sobre os significados dos mitos na vida cotidiana. Outros mitos também são apresentados, como o de Narciso, Eco e Pan, Perseu e a Medusa e Édipo e Antígona.












Júlio Emílio Braz


No final da década de 40, o detetive Tonio Samidare, que investiga casos misteriosos, depara-se com a misteriosa morte do homem amarelo, um descendente de japoneses que é encontrado morto de forma misteriosa.









Maio


Sophie Kinsella



Juntos há dez anos, Sylvie e Dan compartilham todas as características de uma vida feliz: uma bela casa, bons empregos, duas filhas lindas, além de um relacionamento tão simbiótico que eles nem chegam a completar suas frases – um sempre termina a fala do outro.No entanto, quando os dois vão ao médico um dia, ouvem que sua saúde é tão boa que provavelmente vão viver mais uns 68 anos juntos... e é aí que o pânico se instala. Eles nunca imaginaram que o “até que a morte nos separe” pudesse significar sete décadas de convivência.Em nome da sobrevivência do casamento, eles rapidamente bolam um plano para manter acesa a chama da paixão: de um jeito criativo e dinâmico, passam a fazer pequenas surpresas mútuas, a fim de que seus anos (extras) juntos nunca se tornem um tédio.Porém, assim que o Projeto Surpresa é colocado em prática, contratempos acontecem e segredos vêm à tona, o que ameaça sua relação aparentemente inabalável. Quando um escândalo do passado é revelado e algumas importantes verdades não ditas são questionadas, os dois – que antes tinhas certeza de se conhecerem melhor do que ninguém – começam a se perguntar: Quem é essa pessoa de verdade?...”.


Junho


Simon James green



Pobre Noah Grimes! Seu pai desapareceu há anos, o tributo de homenagem à Beyoncé de sua mãe é um embaraço inaceitável e sua amada avó já não é ela mesma. Ele só tem um amigo, o Harry, e a escola é... bem, é um INFERNO. Por que Noah não pode ser normal, como todos os outros na escola? Talvez, se ele conseguisse namorar com alguém - a perfeita e encantadora Sophie -, ele seria um garoto mais 'aceitável'? Mas os planos de Noah desmoronam quando Harry o beija em uma festa. É aí que as coisas vão de ruim a um absoluto caos. Se você acha que sua vida é difícil, definitivamente você deveria conhecer o dia a dia do Noah, mas não esqueça de cerca-se de amuletos para espantar a má sorte.






A melhor coisa que nunca aconteceu na minha vida

Laura Tait e Jimmy Rice


O primeiro amor. Uma segunda chance. Todo mundo faz planos para o futuro. Mas será que a vida sempre leva aos caminhos desejados? Viajar pelo mundo, ter o emprego dos sonhos, um grande amor do passado. Cada um imagina que sua vida acontecerá de uma maneira diferente. Perto de completar trinta anos, Holly e Alex, que não se veem há onze anos, voltam a se encontrar por acaso. Como o reencontro vai afetar a vida desses velhos amigos de infância? Na adolescência a amizade escondia uma grande paixão não revelada. E que, mesmo com o passar dos anos, continuou na memória como lembrança ou arrependimento do que poderia ter sido. O que aconteceria se o destino reservasse a possibilidade de viver uma segunda chance, tanto na vida quanto no amor? A melhor coisa que nunca aconteceu na minha vida tem esse gostinho de primeiro amor. Com um enredo leve, romântico e engraçado, este casal de protagonistas te conquistará logo nas primeiras páginas.


Anderson Bernardes


Antes de ser encontrada morta num cortiço da capital catarinense, uma diarista solitária envia a uma pequena editora o original datilografado de seu romance autobiográfico "Não arranquem os vermes de mim". A narrativa revela a trajetória dessa mulher desde seu nascimento numa cidadezinha do interior do estado até seu autoexílio em Florianópolis, antecedido por uma série de fatos insólitos e doloridos. O romance é o único documento que pode iluminar o passado e indicar a origem da autora ao editor, que tem a intenção de publicar a obra, e à polícia, incumbida de investigar as circunstâncias da morte.







Leonardo Teixeira


Livro de estreia do poeta Leonardo Teixeira investiga a dicotomia liberdade/prisão no cotidiano, com uma linguagem simples, porém, repleta de imagens inovadoras.
























Sinopses retiradas do site da Amazon, exceto O Mistério do homem amarelo, retirado do Skoob, e Liberdade Cativeiro, retirado do site da editora Ipê Amarelo.

9 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page