top of page

Pedro Bandeira e A Marca de Uma Lágrima

Atualizado: 24 de abr. de 2020


Depois de falar sobre O Menino Maluquinho, fiquei me coçando para falar com vocês sobre o livro que marcou minha adolescência.

A Marca de uma Lágrima foi uma grande inspiração para as histórias que eu escrevi (e não sei onde foram parar) quando eu ainda não usava computador para escrever.

Sei que a série Os Karas é a mais festejada do autor, no entanto, meu grande amor é A Marca de Uma lágrima. E sim, como faço com o livro do Ziraldo, carrego A Marca de uma Lágrima nas palestras comigo. Faço o mesmo golpe baixo com os leitores mais velhos e ainda instigo os meninos a lerem um romance, usando o suspense contido na história para fisgá-los.

Lançado em 1985, ano do meu nascimento, não que isso tenha alguma importância nesse contexto, A Marca de uma Lágrima conta história de Isabel, uma adolescente apaixonada pelo primo Cristiano, que por sua vez é apaixonada pela melhor amiga de Isabel, Rosana. Uma história de amor cheia de reviravoltas, que tem como pano de fundo um assassinato. A história é uma adaptação de Cyrano de Bergerac, peça de teatro francesa de 1897.

Minha primeira identificação com Isabel são as poesias que ela escreve para ajudar no romance de Cristiano e Rosana. Mesmo sofrendo por amor, ela não consegue dizer não aos dois e acaba se tornando uma espécie de ghost writer. Selecionei alguns dos meus trechos favoritos para mostrar a vocês:

O livro está disponível para compra nas melhores livrarias e custa em torno de R$ 40.

Sobre o autor:

Pedro Bandeira de Luna Filho é paulista, nascido na cidade Santos, em 9 de março de 1942. Foi professor, ator, diretor, jornalista, cenógrafo e publicitário. É o autor infanto-juvenil recordista em vendas no Brasil e coleciona prêmios importantes de literatura, como o Jabuti recebido pelo livro infantil O Fantástico Mistério de Feiurinha, que a Xuxa adaptou para o cinema.

Os Karas é a série mais famosa do autor e conta com 6 livros:

A Droga da Obediência - 1984

Pântano de Sangue - 1987

Anjo da Morte - 1988

A Droga do Amor - 1994

Droga de Americana! - 1999

A Droga da Amizade - 2014

Imagens da internet

35 visualizações0 comentário
bottom of page