O Menino Maluquinho, do Ziraldo, é o livro mais importante da minha vida e por isso ele me acompanha nas palestras que faço. Sempre pergunto quem já leu e a maioria das crianças de 7 anos já teve contato com esse livro. Amo dividir com elas essa experiência literária, que é sempre muito comemorada durante as palestras. Meus pequenos leitores não sabem, mas é dessa forma que faço com que eles se identifiquem comigo. O Menino Maluquinho é minha arma secreta!
O Livro foi lançado em 1980 e para quem nunca leu, favor corrigir esse erro o quanto antes, é composto por frases curtas e um desenho a cada página. . Me identifico demais com a personagem e sua icônica panela na cabeça e amo cada frase.
A obra fez tanto sucesso que deu origem a muitos outros livros, filmes( 1995 e 1998), uma série de TV( Um menino muito maluquinho, 2006) e garantiu sua presença em tirinhas de jornal.
O Menino Maluquinho entrou na minha vida quando eu ainda era um bebê e, obviamente, não sabia ler. Meu pai lia o livro repetidamente para mim e, dizem, com cerca de 3 anos eu havia decorado o livro todo. Meu pai sempre enganava os desavisados, me fazendo parecer um gênio que já lia com desenvoltura com tão pouca idade...kkkk
Cresci, me tornei mãe e quando Caio tinha 15 dias de nascido eu comprei o livro para ele. Escrevi uma dedicatória e guardei por algum tempo. Quando achei que estava na hora de começar a ler para ele, eu sabia exatamente que livro deveria ser o primeiro. Espero que Caio leve essa tradição para os futuros filhos dele.
O livro está disponível para a compra em sua 92ª edição. Sucesso, né? Mas é possível ler na internet, no site do Ziraldo.
Imagens retiradas do site do autor