top of page

12 atividades para fazer na quarentena

Sim, eu sei, não está fácil ignorar tudo o que está acontecendo no mundo. Se você, assim como eu, sofre de ansiedade, as coisas têm um peso 20 vezes maior.

Minha dica é ocupar a cabeça. Foi assim que surgiu a ideia de entrevistar profissionais do mercado literário, que consegui quatro novos certificados, que escrevi um poema, um conto, li 9 livros e ainda retomei um romance que eu estava escrevendo.

Nem todos os dias serão super produtivos e tudo bem ter momentos mais introspectivos. O importante é não deixar que a tristeza te derrube. É muito mais difícil sair do poço do que evitar cair nele.

Pensando nisso, eu, que adoro uma lista, trouxe algumas ideias que podem ajudar a passar de forma mais leve por essa fase:

1)Faça coisas que você ama;



Vale qualquer coisa que gere boas sensações: pintar, desenhar, limpar, cozinhar, bordar, costurar, fotografar e etc. Se você costura, pode ajudar confeccionando máscaras para doar para quem precisa ou até sair do sufoco financeiro vendendo para quem pode comprar.


2)Tire velhos projetos do papel



Sabe aquele sonho antigo que você nunca tinha tempo de planejar melhor ou colocar em prática, talvez agora seja o momento de pensar sobre ele e até de agir. Pequenas coisas como reformar um cômodo, consertar um móvel, plantar uma horta, enfim, coisas que acabam sendo proteladas e esquecidas.


3) Escreva cartas ou e-mails para as pessoas que você não pode estar perto no momento;



Mesmo que você não vá enviar, as cartas podem te ajudar a superar a saudade. Muitas pessoas se expressam melhor escrevendo do que falando e isso ajuda a aliviar o peso da distância.


4)Comece a se exercitar, qualquer exercício que possa ser feito dentro de casa está valendo;



Não abuse! Correr uma maratona em volta do sofá da sala, se você não tem preparo físico para tal, pode ser mais prejudicial do que benéfico para a sua saúde. A palavra é moderação! Os exercícios ajudam a aumentar a imunidade e é isso que todos nós precisamos no momento.


5)Reveja filmes que você gosta e veja novos também



Minha dica é ficar longe das tragédias do estilo mundo acabando, invasão alienígena e dramas existenciais, especialmente se você for alguém sensível como eu, que chora até em comercial de margarina.


6)Promova novas tradições familiares



Se a sua quarentena está sendo em família, pense que esse é o melhor dos cenários. Aproveite para criar memórias e novas tradições como tarde de jogos, dia do karaokê, almoços especiais. Se você está só, aproveite o que a tecnologia oferece e promova encontros com familiares e amigos por aplicativos de videoconferência.


7)Invente novas receitas



Surge a oportunidade de praticar ou desenvolver habilidades culinárias e aplacar a fome que, segundo relatos, tem sido enorme durante a quarentena.


8)Retire roupas e sapatos que você não usa mais do armário



Uma limpeza nos armários pode ser libertadora e cheia de significados. Separe o que não te serve mais e repasse para quem precisa. Você também pode reformar peças antigas, transformar calças em shorts e bermudas e por aí vai.


9)Aprenda coisas novas



Diversas plataformas estão com cursos gratuitos durante a quarentena, então, mesmo que a grana não esteja sobrando, você pode aprender um novo idioma e até aprender algo que vá te ajudar a entrar, ou voltar para o mercado de trabalho.


10)Escreva, escreva e escreva



Seja para desabafar ou para publicar e se tornar o novo best-seller do New York Times.


11)Leia, leia muito



E nesse quesito eu posso ajudar. Há algumas semanas publiquei um post com alguns e-books gratuitos, toma aqui.


12) Assista entrevistas com seus autores nacionais favoritos


Caso você ainda não saiba, estou entrevistando profissionais do mercado literário, de segunda a sexta, sempre às 19 horas, lá no meu Instagram. Você também pode conferir as entrevistas das últimas semanas no meu canal do youtube.


Bônus:


Se você sente que ocupar a cabeça não resolve, porque o problema é na hora que você para, como a hora de dormir, por exemplo, recomendo duas coisas: ASMR e auto hipnose. Não funciona para todo mundo, mas tem sido de grande ajuda para mim.

Eu também adotei o hábito de tomar chá, desacelerar, ficando longe das telas, e ler um livro até o olho pesar.


O que você tem feito para driblar o caos?

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page