As ilustrações de um livro, principalmente se for infantil, são parte importantíssima do projeto gráfico. É também uma parte do projeto que as editoras pequenas não custeiam e, por isso, mesmo que você não esteja pagando pela publicação do seu livro, essa é a hora que terá que gastar dinheiro. Se você leu as partes 1 e 2 do meu diário, já sabia disso.
Eu tinha um original aprovado e precisava ir em busca de um profissional para ilustrar o meu novo livro. A preferência, obviamente, era do Leonam Vianna, por gratidão, pela experiência feliz e satisfatória que tive com As Aventuras do Príncipe Ricardinho e do Cavalo Romão. No entanto, apesar de querer fazer o trabalho, Leonam não tinha tempo para entregar as ilustrações no prazo que eu precisava.
Lá fui eu fazer orçamento!
Bem, caso você nunca tenha feito um orçamento para ilustrações, saiba que há um abismo em relação a valores e, é claro, em relação a qualidade do serviço oferecido. Você vai encontrar quem cobre cifras impagáveis, presumindo que você é um autor iniciante e a tiragem do seu livro não cobrirá nem 10% do valor cobrado, e encontrará valores viáveis. O caminho é a pesquisa e o controle da sua ansiedade.
Falei com alguns ilustradores e acabei tendo um encontro muito feliz que acabou sobrepondo a questão financeira. Encontrei alguém que além de fazer o tipo de ilustração que eu procurava, ainda conhecia meu trabalho e estava muito animada em trabalhar comigo. O melhor de todos os mundos é trabalhar com alguém que compreende o que você quer e admira o seu trabalho.
Enviei o texto para que ela fizesse um estudo dos personagens e eu pudesse ter certeza de que as coisas seriam como eu esperava. Dois dias depois recebi a primeira ideia sobre o trabalho e fiquei encantada. Era exatamente o que eu esperava!
Negócio fechado, eu já tinha a ilustradora do meu livro!
(Continua...)
Comments