top of page

3 exercícios sobre amizade


Te convido a um exercício, liste seus amigos, aqueles que jamais te deixariam na mão, que estão ao seu lado em todos os momentos, que você não tem reservas, que você se sente a vontade para dizer qualquer coisa, que não se intimidam em te dizer que você está errado e que não te permitem fazer besteira sozinho. Listou? Agora segura essa informação e faça outro exercício, faça uma lista de convidados para uma festa, com quantas pessoas você contaria com toda certeza? Tem mais do que na primeira lista. né?

Uma mesa cheia não mede a quantidade de amigos que você tem, talvez nem reúna os amigos de fato

Estar cercado de gente não significa ter amigos. Encontrar quem queira se divertir com você, beber, comer, rir, isso é fácil para a maioria das pessoas. Identificar dentre essas pessoas quais são de fato suas amigas é que é difícil pra caramba.

Nem sempre uma amizade se manterá no mesmo nível, por exemplo, você pode ter pessoas muito queridas na sua vida, com quem dividiu momentos muito importantes na adolescência, na infância, ou no início da vida adulta, mas a quem não confiaria um segredo hoje, a quem não pode se mostrar vulnerável, pois não vê mais nelas o mesmo grau de amizade que tiveram um dia. E não é a distância que faz isso, porque, por outro lado, você com certeza tem amigos que não vê com frequência, mas que confia de olhos fechados e sabe que pode contar.

Não esqueça de ponderar, você também pode estar negligenciando um amigo

Para finalizar, te convido a um último exercício, quantas vezes nos últimos meses você adiou um encontro, desmarcou um compromisso, ou ficou só nó "Vamos marcar!" com alguém que você não vê há tempos?

A vida adulta tem caminhos difíceis que muitas vezes nos impedem de estar onde gostaríamos e isso não te faz menos amigo. Filhos e compromissos de trabalho podem dificultar, mas não podem impedir, só se você quiser. Em algum momento você se diverte, você sai com os seus amigos ou familiares, então você tem tempo, por mais escasso que seja, e você escolhe as companhias que quer ter durante esse tempo. É uma análise simples, mas as vezes a gente demora para perceber a maneira como está agindo e quando recebe uma "chamada" do amigo, ainda se ofende e arruma mil desculpas para sua falta. Eu tenho sido negligente com alguns amigos e essa reflexão me mostrou que talvez eu esteja dando os sinais errados a esses amigos. Não devemos nunca deixar que alguém com quem nos importamos tenha dúvida da importância dele em nossas vidas.

Corrija hoje os dois erros, identifique quem são seus amigos de verdade e não permita que eles tenham dúvida do quanto eles são importantes na sua vida.

Imagem de arquivo pessoal

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page