top of page

Ah, O Verão!, romance de Fernanda Bélem

Atualizado: 12 de abr. de 2020


Divulgação

No ano passado eu participei da Bienal do Rio e aproveitei para dar uma passadinha no stand da Editora Valentina. Meu objetivo era encontrar a querida Fernanda Belém, com quem fiz faculdade de jornalismo, e aproveitar a oportunidade para comprar o meu exemplar de Ah, o verão!, com direito a autógrafo e foto.

Arquivo pessoal

Eu estava muito animada e ansiosa para conhecer o trabalho da Fernanda e foi só chegar em casa para eu devorar o livro.

Ah, o verão! conta a história de Camila, uma menina de 15 anos que não quer viajar com os pais nas férias de verão. Uma adolescente típica, com seus dramas e prioridades discutíveis. Para ela, viajar significa perder toda a diversão com as amigas da escola e se afastar de seu grande amor, platônico, Rafael.

A viagem se torna uma experiência da qual Camila jamais esquecerá. No meio de muitas descobertas, entre elas, novos amigos e um amor de verão, a personagem amadurece e passa a enxergar o outro e a si mesma de forma diferente.

A história se passa na belíssima cidade de Búzios, Rio de Janeiro e as referências dadas pela autora são reais. Quem conhece Búzios se transporta com facilidade para a história e quem não conhece ficará louco para conhecer, tamanha a riqueza e a precisão dos detalhes narrados.

Camila é uma menina tão real que em vários momentos da história pude me ver nela. Por exemplo, Mila quer ser jornalista, tem o hábito de escrever coisas que está sentindo e vivendo em sua agenda e essa poderia ser a minha descrição aos 15 anos.

A mãe da Camila é a mãe de pelo menos metade das minhas amigas e em muitos momentos, a minha própria mãe. Isso nos joga na história de cabeça e causa uma identificação imediata. A cada trecho da história me peguei pensando “Eu teria feito diferente”, ou “caraca, era assim mesmo!”, enfim, acho que a autora foi muito feliz na construção das personagens e toda a atmosfera da história é muito palpável.

Impossível não pensar em todos os Leandros que passaram pelas nossas vidas e os tantos Rafaéis que conhecemos na adolescência. É um livro jovem, nada pretensioso, sem o objetivo de ditar regras do tipo “faça a coisa certa!” e só por isso já adorei.

Fernanda Belém escreve de um jeitinho tão fácil, tão gostoso, que dá pra ler as 245 páginas em um só fôlego. E depois dessa boa experiência, pretendo ler o primeiro livro da autora, Louca por você.

Ah, o verão é o primeiro livro da série “As quatro estações do amor” e o segundo livro, Folhas de um outono, já está prontinho e em breve chegará às livrarias. Já estou ansiosa para as novas aventuras amorosas da Mila.

Título: Ah, o verão! Autor: Fernanda Belém Data de publicação: 2014 Número de páginas: 245 ISBN: 978-85-65859-18-9 Série: As quatro estações do amor – vol 1 Gênero: Romance

A Fernanda tem um blog muito legal e merece uma visita.

5 visualizações0 comentário
bottom of page